Valor Posicional
Um mesmo símbolo (algarismo)
representará valores diferentes a depender da posição que ocupar no número.
Consideremos o seguinte número:
7.683 (sete mil, seiscentos e oitenta e três).
Observe a posição que cada
símbolo ocupa no número:
3 → 1ª posição ou 1ª ordem: 3 unidades
8 → 2ª posição ou 2ª ordem: 8 dezenas = 8 x 10 ou
80 unidades
6 → 3ª posição ou 3ª ordem: 6 centenas = 6 x 100
ou 600 unidades
7 → 4ª posição ou 4ª ordem: 7 unidades de milhar
= 7 x 1000 ou 7000 unidades
Quadro de posições* até a 10ª ordem
10ª ordem
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9ª ordem
|
8ª ordem
|
7ª ordem
|
6ª ordem
|
5ª ordem
|
4ª ordem
|
3ª ordem
|
2ª ordem
|
1ª ordem
|
UBi
|
CMi
|
DMi
|
UMi
|
CM
|
DM
|
UM
|
C
|
D
|
U
|
U – unidades simples UM – unidades de milhar UMi – unidades de milhão
D – dezenas simples DM – dezenas de milhar DMi – dezenas de milhão
C – centenas simples CM – centenas de milhar CMi – centenas de milhão
UBi – unidades de bilhão ...
Ao considerarmos o número natural
59.035, vamos localizá-lo no quadro
de ordens a seguir e escrevê-lo por extenso.
59.035
|
DM
|
UM
|
C
|
D
|
U
|
5
|
9
|
0
|
3
|
5
|
Cinqüenta e nove mil e trinta e
cinco
*O quadro de ordens nos ajuda a
ler, escrever, compor e decompor números.
No Sistema de Numeração Decimal,
os números são lidos ou escritos mais facilmente quando separamos os algarismos em grupos de três, começando pela direita.
Isso porque cada três ordens formam uma
classe.
Observe os números abaixo:
3.940.106 -
três milhões, novecentos e quarenta mil, cento e seis.
8.637.256.930 – oito bilhões, seiscentos e trinta e sete milhões,
duzentos e cinqüenta e seis, novecentos e trinta.
4.000.166 – quatro milhões, cento e sessenta e seis. **
Cada grupo de três algarismos constitui
uma classe e cada classe tem um nome.
Veja o quadro com as ordens e as
classes ocupadas pelos algarismos dos números naturais em destaque:
CLASSE DOS BILHÕES
|
CLASSE DOS MILHÕES
|
CLASSE DOS MILHARES
|
CLASSE DAS UNIDADES SIMPLES
|
11ª ordem
|
10ª ordem
|
9ª ordem
|
8ª ordem
|
7ª ordem
|
6ª ordem
|
5ª ordem
|
4ª ordem
|
3ª ordem
|
2ª ordem
|
1ª ordem
|
DBi
|
UBi
|
CMi
|
DMi
|
UMi
|
CM
|
DM
|
UM
|
C
|
D
|
U
|
3
|
9
|
4
|
0
|
1
|
0
|
6
|
||||
8
|
6
|
3
|
7
|
2
|
5
|
6
|
9
|
3
|
0
|
|
4
|
0
|
0
|
0
|
1
|
6
|
6
|
||||
** Quando todas as ordens de uma
classe são representadas por zero, não se lê essa classe.
Atividade
1. Veja este número: 8.097.
a) Que troca deve ser feita para o 7 aumentar seu valor em
100 vezes? Escreva o número obtido após essa troca.
b) Que troca deve ser feita para o 7 aumentar seu valor em
10 vezes? Que número é obtido nesse caso?
c) Que troca deve ser feita para o 7 aumentar seu valor em
1000 vezes? Obtém-se que número dessa forma?
2. Ao trocar de lugar o 7 e o 2
no número 45.732,
a)
O novo número aumenta ou diminui?
b)
O que acontece com o valor posicional do 7 após a
troca?
c)
E com o valor posicional do 2?
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